CLINICA DE PSICOLOGIA BARREIRAS BAHIA, PSICOLOGO EM BARREIRAS

Atendimento Psicológico Online?
O avanço tecnológico proporciona várias adaptações nos meios de comunicação, de trabalho, de assistência e não poderia ser diferente com a psicologia, esta área do saber que se faz presente em todos os cenários onde existe ação humana, por isso, tornou-se viável o atendimento online.
ATENDIMENTO PSICOLOGICO


Atendimento psicologicoHá alguns séculos, havia o “confessor”, geralmente um religioso, um padre, um rabino, que era procurado quando as pessoas passavam por dificuldades, as pessoas sabiam que podiam se abrir com eles, dividiam suas angustias, suas preocupações e em troca ouviam um conselho e voltavam para casa mais aliviadas, mais encorajadas. A promessa de sigilo e o respeito que a pessoa recebia quando conversava com esse confessor facilitava muito para que ela se sentisse à vontade, ou seja, a pessoa se sentia aceita, mas a ajuda estava aí - um ombro para te ouvir e uma palavra de conforto.

Acredito que terapia não seja só um lugar para descarregar angústias, mas principalmente, o lugar para onde podemos aprender a lidar com as angustias, talvez eliminá-las ou torna-las suportáveis.

O atendimento psicológico tem a finalidade de ajudar e trabalhar em todas as questões emocionais, comportamentais, relacionamento, carreira, profissão, família, casamento, timidez, ansiedades, depressão, questões psiquiátricas ou existenciais.

Tópicos:

Atendimento psicológico infantil com psicólogos especializados no atendimento de crianças. Unidade I Rua Bela Cintra, 968 proximo Av Paulista e metro Consolação e Unidade II na Rua Frei Caneca, proximo ao centro e igreja da Consolação.

Atendimento psicológico a idosos. Esta fase de vida pode apresentar dificuldades próprias como memória, dificuldade de locomoção, solidão, depressão, perda de amigos e famlia, etc. Faz-se necessário que o psicólogo tenha conhecimento do atendimento da terceira idade e apresente um consultorio adequado.

Atendimento psicológico in company. Esta necessidade vem sendo percebida cada vez mais pelas empresas entendem que o bem estar dos funcionários compromete a produtividade. É possível que o atendimento seja feito com foco específico como por exemplo uso de alcool, motivação, relacionamento interpessoal, etc, ou pode-se atender as necessidades conforme forem se apresentando.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621

O atendimento psicológico através de meios tecnológicos é reconhecido e regulamentado pela Resolução CFP N° 011/ 2012, a qual permite os seguintes serviços psicológicos:

Orientações psicológicas em até 20 atendimentos;
Primeiras etapas prévias à seleção pessoal;
Avaliação psicológica através de testes regulamentados apropriadamente;
Supervisão profissional complementar;
Atendimento de pessoas em trânsito ou impossibilitadas de se fazer presentes no momento.
O QUE É?
A palavra acolhimento está relacionado ao ato ou efeito de acolher; oferecer atenção e consideração. No SAPSI, acolher significa receber as pessoas que procuram o serviço com disponibilidade para escutar, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expresso.

O acolhimento psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, compreendendo seu sofrimento e ajudando-a a lidar com seus recursos e limites. Desta forma, o objetivo é prestar atendimento urgencial à demanda, acompanhando a pessoa em busca do sentido de existência por meio da compreensão de seu sofrimento.

QUEM PODE PROCURAR?

Pessoas da comunidade da UFSC (alunos, docentes e técnicos-administrativos); pessoas de fora da comunidade da UFSC (moradores de Florianópolis ou de outras cidades).

COMO FUNCIONA?

Não há necessidade de agendar horário. O atendimento é feito por ordem de chegada. O Sapsi é uma clínica-escola de psicologia e os alunos estagiários atendem em vários horários disponíveis. Há necessidade de se preencher a ficha de inscrição quando chegar. Importante trazer documento de Identificação.

Os acolhimentos psicológicos são realizados das 8 hs às 18 hs. O atendimento é organizado por ordem de chegada e condicionado à disponibilidade de plantonistas no Serviço. O acolhimento psicológico é um atendimento psicológico mais breve e de curta duração. De acordo com o caso, serão realizadas mais de uma sessão. Após o término e dependendo da situação, o cliente/paciente será encaminhado para psicoterapia em clínicas de rede de apoio, Centros de Saúde, Caps, clínicas sociais, projetos de extensão no próprio Sapsi.

QUANDO PROCURAR?
A pessoa que procura o acolhimento está aflita, angustiada em função de alguma perda, escolhas que tem que fazer, dificuldades amorosas, angústias existenciais, tristeza, ansiedade

Exemplos de urgências mais comuns que chegam no SAPSI:

Situação imediata de desespero
Exemplos: a pessoa acabou de receber uma notícia ou um diagnóstico, por exemplo, de que tem AIDS ou câncer, ou de que está grávida; enfrentou uma discussão com seu professor (a), chefe, namorado(a) – situações que a lançam no desespero e que, naquele momento, não vê alternativas de resolução;
Necessidade de tomada de decisão imediata –
Exemplos: a pessoa tem de definir em breve algo importante para sua vida e não consegue decidir-se, separar-se ou não; se continua o curso que está fazendo ou desiste; fazer uma cirurgia, etc. – indefinição que a lança no desespero;
Transtornos psicológicos graves:
Exemplos: crise de pânico; crise psicótica; ideias ou tentativas de suicídio (essa situação deve ser bem verificada, pois pode se constituir uma emergência – risco de vida – e requerer ação imediata);
Outros exemplos:

Risco de agressão contra si mesmo (idéias suicidas / idéias de morte, tentativa de suicídio, auto-mutilação);
Risco de agressão contra outros (referir desejo ou tentativa de homicídio ou outros atos violentos que configurem agressões de ordem física, sexual ou psicológica);
Ideação paranóide;
Referir perda do controle de seus atos e de sua autonomia;
Desorientação (espaço-temporal);
Confusão mental;
Surto psicótico (presença de alucinações – auditivas, visuais, táteis -, delírio);
Pedido de socorro para quem está em casa (em surto psicótico- psicose, dependência química: álcool, drogas; caso de violência doméstica; isolamento em cárcere privado);
Relato de situação de violência vivenciada (urbana ou doméstica).
Crise – tristeza intensa, medo intenso, choro intenso, ansiedade intensa, desmotivação intensa. Caracteriza-se quando a pessoa não encontra recursos para se reorganizar mesmo após profissional ter realizado intervenção
O QUE É URGÊNCIA PSICOLÓGICA?
É caracterizada como urgência a situação de crise na saúde de uma pessoa, de forma imprevisível e aguda, sem risco iminente de morte, porém com alteração dos parâmetros vitais que requerem pronto atendimento.

Os casos que chegam no SAPSI, na sua maioria, são considerados de urgência, pois são situações de sofrimento psíquico intenso, em que a pessoa necessita de um pronto atendimento, mas geralmente não envolvem risco de morte, salvo raras exceções de tentativas de suicídio que deve ser encaminhadas imediatamente para consulta psiquiátrica ou desintoxicação hospitalar.



Por que a Central Psicologia?
Tenha uma consulta com um psicólogo online, em uma plataforma autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, sem sair do conforto de sua casa! Nossos pagamentos são gerenciados pelo PayPal, sendo liberados quase sempre na hora, e trazendo a opção de parcelamento nos cartões de créditos mais comuns!

Escolher uma profissão é uma tarefa que envolve muitas dúvidas. Por isso, é importante pesquisar a fundo sobre as possibilidades de atuação de cada área, para que você não fique perdido. Sobretudo porque, atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais diversificado, versátil e competitivo.

É preciso, portanto, ser profundamente interessado na sua atividade profissional e atualizar-se constantemente. Se não, você corre o risco de ficar obsoleto e de ser preterido pelos seus clientes. Conhecer o que um psicólogo faz, por exemplo, pode ser determinante para escolher ou não essa carreira.

Então, se você quer descobrir um pouco mais sobre as possibilidades de atuação de um profissional da psicologia no mercado, não deixe de ler o post de hoje!

descubra-de-uma-vez-por-todas-o-que-um-psicologo-faz.jpg


Atendimento de pacientes particulares
A carreira mais tradicional e a primeira que geralmente vem à mente quando pensamos no trabalho de um psicólogo é o atendimento em clínicas ou consultórios particulares.

Também conhecido como sessão de terapia, o atendimento é o momento no qual o psicólogo usa seus conhecimentos para entender, estudar e ajudar alguém a resolver suas questões.

A Psicologia Clínica envolve pacientes de todas as idades que, por algum motivo, estão confusos ou insatisfeitos com sua vida pessoal, profissional, familiar, amorosa ou financeira. Portanto, caberá ao profissional saber ouvir e tentar oferecer novos caminhos para que a pessoa consiga superar suas dificuldades.

Há, ainda, os casos dos portadores de transtornos — como a depressão ou a esquizofrenia — que precisam de ajuda e acompanhamento. O ideal é que, com o tratamento, as pessoas consigam viver de forma mais leve e bem resolvida com suas emoções. Assim, elas poderão desfrutar de um maior bem-estar e de uma vida mais feliz.

Atuação em instituições de ensino
No caso da Psicologia Educacional, o papel do psicólogo é atuar junto à equipe pedagógica da instituição de ensino para facilitar os processos de aprendizagem. Como cada um dos alunos pode apresentar facilidades e dificuldades distintas, é importante que haja esse suporte.

Muitas vezes, é um grande conforto para os pais saber que existe esse tipo de recurso na escola. Alguns costumam procurar o psicólogo sempre que sentem que seus filhos precisam de mais apoio.

Um fator diferencial para lidar com essa área é estudar e dedicar-se ao desenvolvimento das capacidades de estudantes com determinadas necessidades especiais, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Baixar ebook

Trabalho em hospitais
A Psicologia Hospitalar, como o próprio nome indica, está relacionada ao atendimento dos pacientes que estão internados em hospitais. O profissional se torna fundamental para dar suporte ao hospitalizado e também à sua família, de forma que todos superem a situação difícil que vivenciam.

Por ser uma área delicada, normalmente requer profissionais com um perfil mais "forte" e que lidem bem com o sofrimento alheio visto de perto. Por isso, o papel do psicólogo em um hospital é de extrema importância e proporciona mais conforto a todos os envolvidos.

Seleção e motivação de equipes
Empresas de diferentes portes contam com o trabalho dos psicólogos, sobretudo nas questões de recursos humanos. Essa área específica é conhecida como Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Uma das funções mais comuns nesse setor é a participação do profissional nos processos seletivos de novos funcionários. Além disso, o psicólogo deve sempre tentar promover um ambiente de trabalho com relações saudáveis para potencializar as equipes e os seus resultados.

Nesse sentido, o profissional que trabalha nessa área pode atuar de várias maneiras distintas. Ele pode ser contratado para cumprir todas as suas atividades nesse local de trabalho — o que é mais comum no caso de companhias maiores, que precisam desse serviço com maior frequência — ou pode fornecer consultoria para empresas menores.

Afinal, elas nem sempre têm a necessidade de manter um funcionário dedicado exclusivamente para isso. Logo, uma boa alternativa é abrir um negócio especializado em consultorias desse tipo.

Orientação profissional
Também conhecida como "coaching", a orientação profissional é uma área promissora, já que tem apresentado grande demanda nos últimos tempos. Com a crescente diversidade de cursos e carreiras, é natural que os jovens se sintam mais confusos ao precisar tomar essa decisão.

Por outro lado, existem muitos adultos insatisfeitos com suas profissões que também têm procurado ajuda para identificar melhor um perfil profissional e traçar novos caminhos. Portanto, muitos psicólogos têm se dedicado a essa função de acolher, orientar e encaminhar as pessoas em suas carreiras.

Além da aplicação de testes vocacionais, muitas vezes é necessário um acompanhamento mais próximo para que a pessoa consiga se encontrar e tomar um novo rumo profissional.

o-que-um-psicologo-faz.gif

Acompanhamento de atletas e clubes esportivos
Um dos papéis mais importantes dos psicólogos está ligado à motivação dos seus pacientes. Em vista disso, muitos atletas de alto rendimento e clubes esportivos têm procurado o acompanhamento psicológico.

O objetivo desse profissional será, então, compreender os fatores que influenciam a performance do atleta, procurando equilibrar mente e corpo para obter melhorias no seu desempenho.

O mais importante é evitar que problemas emocionais atrapalhem os treinos e, principalmente, os dias decisivos de provas e competições. Tal medida é crucial, visto que nem sempre os esportistas conseguem manter por conta própria todo o foco necessário — principalmente com a rotina desgastante que levam.

Aulas em universidades públicas e privadasclinica de psicologica em barreiras
A carreira acadêmica costuma ser uma boa alternativa, independentemente de qual seja a sua área de estudo, não é mesmo? Muitas pessoas crescem com esse desejo e com o talento para transmitir seus conhecimentos para outras pessoas.

Especialmente nesse caso, vale a pena investir em um curso de mestrado depois da faculdade para ampliar suas capacidades e obter um diferencial para o currículo. Muitas instituições de ensino dão preferência ou exigem esse título para a constituição do seu corpo docente, a propósito.

Por fim, é relevante mencionar que, para atuar como psicólogo, é necessário possuir um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Além da formação, o profissional deve fazer o registro no Conselho Regional de Psicologia para exercer qualquer uma das áreas citadas acima.

E então, entendeu melhor o que um psicólogo faz? Lembre-se de que é essencial manter-se atualizado para construir uma carreira de sucesso! Para continuar acompanhando outras dicas e informações, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!Psicólogo em Barreiras
O que é Psicologia?



Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.





Quem é o Psicólogo?



O psicólogo é o profissional que busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou dificuldade no campo psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos.





Qual o objetivo do atendimento psicólogico?



O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).





Quais os tipos de problemas que levam a buscar a ajuda de um psicólogo?



Emocionais;

Físicos;

Mentais;

Comportamentais.


Dentre os problemas ou dificuldades a serem tratados, estão:



Escolares;

Gravidez;

Ansiedade, angústia;

Drogas;

Fobias e medos (de dirigir, de animal, de sair sozinho, de elevador, de se relacionar, de morrer, etc);

Relacionamento amoroso;

Tristeza, melancolia;

Obesidade;

Insônia;

O ser humano pode, em algum momento da vida, precisar de uma ajuda profissional para elaborar suas dificuldades e procurar solucioná-las da melhor forma possível. Dessa forma, continuará sua caminhada mais saudável e feliz, pois ela é única e intransferível.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *